Temperatura ou Cor de luz led

Temperatura ou Cor de luz led

 (23)    (0)

Certamente já ouviu falar na temperatura de cor led e não é nada mais nem menos que a cor da luz emitida pelo led.

A luz possui uma composição espectral que define a sua cor, umas luzes serão mais frias outras mais quentes. A unidade de medida da cor luz led é o Kelvin (K) e quando falamos em luz fria ou quente, não estamos a falar do calor físico da lâmpada mas sim da tonalidade de cor que ela irradia para o ambiente.

Uma lâmpada incandescente emite uma luz mais quente do que a do Sol, quanto mais quente é uma luz mais baixa é a sua temperatura. A temperatura da luz do sol, por exemplo, varia ao longo do dia, a luz é mais quente ao meio dia e num dia nublado é mais fria ou seja a temperatura de cor sobe.

A visão humana é capaz de se adaptar às diferenças de temperatura da cor da luz, pois o cérebro as processa e as interpreta. Se nós observamos uma folha de papel branco em nossa casa á noite com luz artificial, a veremos branca assim como se a observássemos sob a luz do Sol de dia. Nosso cérebro é capaz de interpretar ambas as luzes como neutras, como brancas (nem quentes nem frias). Porem , as câmeras fotográficas , por exemplo, não interpretam as luzes do mesmo modo que o cérebro. Por isso, foi necessária a criação de uma classificação da temperatura das cores: cores quentes e cores frias.

Quanto mais alta a temperatura de cor , mais clara é a tonalidade de cor da luz. Luzes com cores mais suaves tornam-se mais aconchegantes e luzes com tonalidades mais claras tornam-se mais estimulantes. As fontes de luz quentes possuem temperatura de cor até 3200K, por exemplo as velas. As fontes de luz frias possuem temperatura de cor 6000K, são os monitores , o sol, etc...

Branco Quente: 2600 Kelvin a 3500 Kelvin

Branco Neutro: 4000 Kelvin a 4500 Kelvin

Branco Frio: 6000 Kelvin

 (23)    (0)