Diferenças SMD3528, SMD3014 e SMD5050
.jpg)
O que significa SMD?
SMD significa Surface Mounted Device ou Surface Mounted Device, e se refere à forma como os LEDs são montados na fita. Existem vários tipos de SMD, os mais comuns são SMD5050, SMD3528 e SMD3014. Os números referem-se às dimensões dos chips. Por exemplo, um chip SMD5050 teria um tamanho de 5 × 5 mm e sua potência relacionada seria 0,5 W por chip. Desta forma, o tamanho de um chip SMD3028 é 3 × 2,8 mm e sua potência é 0,2W. O SMD3014 teria a metade do tamanho, mas com a mesma potência do SMD3028.
SMD3528
As fitas de Led SMD3528 são de média potência e baixo consumo. É usado principalmente para delinear contornos decorativos com luz. O consumo médio (W / metros) costuma ser baixo, por isso passa a ser a faixa com menor consumo. Pode ser cortado a cada metro e opcionalmente sua intensidade pode ser regulada por meio de um dimmer. Uma grande vantagem é a possibilidade de instalar grandes trechos (até 100 metros) com o mesmo controlador, tornando a instalação deste tipo de faixa fácil e simples. Eles estão em um formato de cor única e são a solução mais econômica.
SMD3014
As características do chip SMD3014 tornam este tipo de led ideal para iluminação contínua em todos os tipos de espaços arquitetônicos e decorativos. Eles incorporam um dissipador de calor que permite aumentar o número de chips por metro de tira (120Leds / metro), permitindo assim oferecer alta luminosidade e emissão de luz mais uniforme em toda a tira. Está disponível em formato monocromático (branco quente, branco frio, vermelho, verde e azul) para se adaptar a qualquer ambiente. O consumo é muito baixo, eles têm alta eficiência energética. É possível instalar um dimmer para controlar a intensidade da luz.
SMD5050
As fitas com chip SMD5050 são fitas de alta potência e maior consumo. Eles são conhecidos como faixas de núcleo de agudos (por causa das três áreas diferentes que podem ser identificadas olhando de perto para o LED). Essas fitas de Led podem oferecer uma intensidade de luz até 3 vezes maior do que o SMD3528, tornando essas fitas mais adequadas para áreas expostas a níveis mais elevados de luz ambiente. Logicamente, isso os torna mais caros, sendo usados para instalações com requisitos de alto brilho, uma vez que seu custo por lúmen costuma ser menor. Também é possível incorporar um regulador para controlar a intensidade da luz.
SMD5050 High Power
Fita de led de alto desempenho. Eles oferecem quase o dobro da potência de luz (lm / metro) do que o SMD5050 padrão e praticamente o mesmo consumo (W / m). Monocromático e RGB estão disponíveis, permitindo que sejam estendidos para todos os tipos de necessidades de decoração. Ideal para instalações profissionais onde um alto poder de brilho é necessário. Opcionalmente, os controladores podem ser incorporados para regular a intensidade e a cor da luz.
Qual chip SMD é melhor?
A resposta não é simples, depende. Para projetos básicos de iluminação com requisitos de baixa luminosidade, onde o custo é o fator chave, prevalecem as tiras de chips SMD3528. Para projetos mais exigentes ou instalações com efeitos RGB, as opções mais adequadas seriam o SMD5050 ou o SMD5050 High Power nos projetos mais exigentes. Uma opção intermediária seriam as tiras com chips SM3014 com um custo menor que o SMD5050, mas com o dobro do brilho (Lm / m) que mais SMD3528.
Comentários
Nenhum comentário neste momento!
Deixe o seu comentário